O PROCLIMA, Programa de Monitoramento Climático em Tempo Real da Região Nordeste, é uma iniciativa conjunta da Sudene e do Ministério da Integração Nacional,  para monitorar a estação chuvosa na Região Nordeste. O Proclima é executado pelo INPE/CPTEC e pelos Estados da Região Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, através dos núcleos e laboratórios estaduais participantes do PMTCRH - Programa de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos.

As instituições executoras nos estados são:

NMRH-AL - Secretaria de Recursos Hídricos. Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos de Alagoas - Maceió - AL.
SRH-BA - Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia - Salvador - BA.
- Secretaria de Recursos Hídricos- Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Fortaleza - CE.
SEAG
SIAG
- Secretaria de Agricultura do Estado do Espírito Santo- Vitória -ES.
- Sistema de Informações Agrometeorológicas do Estado do ES. - Incaper
- Secretaria Extraordinária do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais- Laboratório de Meteorologia, Recursos Hídricos e Sensoriamento Remoto da Paraíba -Campina Grande -PB.
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - Departamento de Meteorologia e Recursos Hídricos - Recife - PE.
- Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Sistema Meteorológico e Recursos Hídricos de Minas Gerais - Belo Horizonte - MG.
- Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Irrigação do Piauí - Teresina- PI.
- Secretaria de Agricultura - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte/Departamento de Meteorologia e Recursos Hídricos (DMRH) - Natal - RN.
CEPES
- Centro de Pesquisas Espaciais do Estado de Sergipe - Aracaju - SE.
- Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos  - MA

O programa conta ainda com a colaboração da EMBRAPA. No Proclima, são integradas informações meteorológicas em tempo real, fornecidas pela rede sinótica do INMET, pela rede de plataformas de coleta de dados operadas pelo CMCD - Centro de Missão de Coleta de Dados do INPE; e dados via telefone de mais de 1000 postos pluviométricos dos estados participantes. O Programa faz acompanhamento da evolução da precipitação a nível diário, semanal e mensal. As variáveis meteorológicas, permitem o cálculo da distribuição diária da precipitação e da evapotranspiração sobre toda a região, informação que adequadamente combinados com dados de solo da Embrapa, permitem a estimativa do estado de água no solo. Este sistema visa subsidiar a tomada de decisões relacionadas a atividades agrícolas. O sistema conta ainda com uma base da dados socio-econômicas que inclue dados do censo demográfico do IBGE de 1998, e do censo agrícola e de rebanhos de 1995, bem como número de alistados em frentes de trabalho levantados pela Sudene.

 

Copyright ©INPE/CPTEC
Comentários e/ou sugestões:
webmaster@cptec.inpe.br